segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O SAL E A LUZ DO MUNDO

O SAL E A LUZ DO MUNDO


O sal e a luz do mundo.Quando o cristão e a igreja local apresentam-se como “luz do mundo” e “sal da terra”, tendo uma vida diferente dos demais homens e mulheres que os cercam, vivendo aquilo que pregam, “fazendo a diferença”, como se costuma dizer hoje em dia, estamos a proclamar a Palavra de Deus, a cumprir o múnus profético que nos foi dado pelo Senhor Jesus. Jesus fazia isto. Enquanto o mundo pecava, enquanto Seu próprio povo O rejeitava, Jesus “andava fazendo bem”, tinha uma vida sem pecado, a ponto de poder desafiar os pecadores (Jo.8:7-11,46). Assim, também, procederam aos Seus discípulos, como Estevão (At.8.51-60) e Paulo (At.24.14-16).

Este testemunho encontra relevância especial na vida familiar. Com efeito, sendo a família o primeiro grupo social a que pertence o ser humano, e tendo sido uma instituição criada por Deus, é o lugar onde mais se demonstra o valor e o poder da Palavra de Deus. Jesus, antes de subir aos céus, fez questão de procurar os membros de Sua família terrena, incrédulos (Jo.7.5) que, porém, se tornaram crentes (At.1.14). Não é sem motivo que, nos dias em que vivemos, tenha o inimigo escolhido a família como alvo preferencial de seus ataques. Sem uma vida familiar estável e na presença de Deus, temos o nosso testemunho sensivelmente comprometido e, portanto, prejudicada a nossa missão profética.
Mas andar fazendo bem não é apenas praticar boas obras. Jesus, além de praticar boas obras, também denunciava os erros e as injustiças (Mt.7.5; 23; Lc.13.32; Jo.9.39-41; 19.11). A missão profética da Igreja abrange a “denúncia”, a “katangelia” (καταγγελια), palavra grega composta de “kata”, que significa “por toda a parte”, “para baixo” e “angelia”, que é mensagem. A “denúncia”, pois, é uma mensagem que está “por baixo”, “em toda a parte” de outra mensagem, de outra afirmação.

A Igreja tem o dever de denunciar os erros e os desvios deste mundo. Como portadora da Verdade, deve se posicionar sempre que uma decisão, uma idéia, uma afirmação vier a contrariar as Escrituras. É dever indeclinável de a Igreja alertar, na qualidade de profeta de Deus, os descaminhos e os rumos contrário à Palavra de Deus que têm sido cada vez mais intensamente adotados pelo mundo. Mas hoje o evangelho não está sendo pregado como nos dias dos mártires, onde eles perdiam as suas vidas por um ideal, que era a proclamação do evangelho. Hoje o que nós podemos observar é os arrumadinhos, até mesmo dogmas que estão a adentrar em nossas igrejas, onde facilidade tem que estar em primeiro lugar, para não ferir aqueles que têm posses, onde seus dízimos são gordos, e não se pode falar a verdade, pois Irão para outra denominação, ou seja, usa-se aquela famosa frase “venha como estás, e fique como quiseres”. Poucos são os que têm coragem para falar de acordo a palavra de Deus. Que Deus nos der graça, para falar como João Batista, onde ele morreu mas a verdade foi dita;Doa a quem doer mas a verdade em primeiro lugar,que possamos ser o sal da terra e a luz do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário