sábado, 4 de setembro de 2010

A VINHA DE NABOTE:

A vinha de Nabote:Não dê,não venda,nem troque o que Deus te deu.

É uma narrativa que se encontra na Bíblia, em I Reis, capítulo 21, versículos de 1 a 13. Este texto relata acerca de um homem chamado Nabote, um rei chamado Acabe e de uma mulher chamada Jezabel, que participam de uma história bíblica em torno de uma vinha.
A Bíblia nos confirma que Acabe gostou da vinha de Nabote, porque todos os dias a ficava admirando, já que a vinha era muito próspera e bonita; Mas ele esqueceu que a vinha de nabote era uma herança dos seus pais, e que jamais ele venderia,dava ou trocava aquilo que era herança de seus pais.
Com isso, resolveu, então, fazer uma oferta pela vinha de Nabote: No capítulo dois do livro de reis, Acabe disse a Nabote: “Dá-me a tua vinha”. E, continua: “Dar-te-ei por ela outra melhor...” e: “Dar-te-ei em dinheiro o que ela vale”.
Três ofertas foram lançadas: Dá-me a tua vinha; Vamos trocar; e, no final: Vende-me... Dai-me, porque está ao lado da minha casa...
Percebe-se com notoriedade que Acabe jogou ofertas e ficou declarando argumentos sem fundamentos só para então, ter a tão querida vinha.
Cabe ressaltar que, Acabe já tinha uma vinha, porém a sua não era tão afortunada quanto à de Nabote – esse é o motivo do querer da troca.
Acabe queria de qualquer jeito aquela vinha. Chegou a dizer a Nabote: “Pede-me qualquer quantia, em dinheiro, e te darei em troca da vinha!”
Porque Nabote disse a Acabe: Não posso dar, trocar ou vender esta vinha, já que ela é herança de meus pais, portanto não há dinheiro que possa comprar esta vinha.
Mediante a recusa de Nabote, Acabe ficou deprimido: não comeu pão durante alguns dias...
Sua mulher Jezabel ficou muitíssimo indignada ao ver seu marido naquele estado. E perguntou a ele o que estava acontecendo, então, ele relatou para Jezabel tudo que havia acontecido...
Daí, Jezabel disse para seu marido Acabe: “Esta vinha será tua!”. Jezabel projetou um plano para matar Nabote e assim, dar a vinha a seu marido.
O que podemos aprender com esse episódio, sobre a vinha de nabote?Jezabel armou um complô para matar Nabote, pois Acabe chegou em casa triste para que sua esposa visse e fizesse algo,pois ele como rei não tinha um reinado eficaz,pois era sua amaldiçoada esposa que ditava as regras no seu reino. com isso Ela faz com que ele”nabote”fosse morto e a vinha seria de seu esposo Acabe; Nabote foi morto, mas ele não deu, não trocou, ou vendeu aquilo que era seu maior tesouro, aquilo que era herança, não era sua, mas sim de seus herdeiros que passaria de geração a geração. Ou seja, aquilo que Deus te deu é emprestado não é teu; O que podemos ver nesses últimos dias da igreja na terra é que os homens que Deus tem dado a eles os dons para ser colocado na obra para divulgação do evangelho,esses homens estão vendendo,trocando e dando aquilo que Deus o tem confiado, o que Deus deu e para ele usar na obra, mas estão fazendo com que o anuncio do evangelho seja um meio de ganhar dinheiro,e estão cobrando,trocando favores com a palavra de Deus, Mas eles esqueceram que o dom é de Deus, basta Deus ferir suas cordas vocais para ele ver que o dono da vinha é mais podoreso do que ele.
Amado irmão, não abra mão da sua Salvação porque fomos comprados por um preço caríssimo.
Em I Pedro, capítulo 1, versículo 18, diz: “Sabendo que não com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que foste resgatado, da vossa maneira de viver”. Então, guarde as coisas que Deus te deu. Não der, não troque, nem venda aquilo que Deus tem confiado nas tuas mãos.
“Sê fiel até a morte e dar-te-ei a Coroa da Vida” – Apocalipse 2:10.

Que Deus te abençoe e até a próxima mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário