quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Não danifiques o azeite e o vinho.


 Ap 6.6 - “E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho”.


O vinho e o azeite,o que significa?

 
   Ora vejamos que João ouve como que uma voz no meio dos quatro seres viventes. Sabemos que os quatro seres viventes estão em torno do trono. Ora, se uma voz sai do meio deles é claro que é Deus ou Jesus que está falando. Vejamos que agora não é o anjo que determina. O anjo só cumpre. O anjo só executa as ordens que emanam direto do trono. Este é o significado da voz ouvida. Como se trata do homem e do seu pecado, mesmo sendo do homem ímpio o juízo não pode ser dado por ninguém. Só Jesus pode julgar alguém. Só ele é justo o suficiente para isto. Jesus é o justo Juiz e nós não podemos perder esta visão. Este anjo ao contrário dos outros não sai apenas executando uma ordem genérica. Ele atua em função das ordens que são emanadas continuamente do trono. O texto nos fala de dois pesos somente, porém o significado é bem claro. Trata-se do julgamento individualizado daqueles que o anjo está falando. Eles falam do juízo de Deus. O anjo com a balança nas mãos significa que um juízo direto está sendo executado e que este juízo é individualizado. A balança serve para pesar coisas individualizadas. Trata-se de um julgamento, que é feito pouco a pouco. Cada um é julgado de uma forma. Outra coisa interessante a ser observada é que o que está sendo julgado é o que se tem de bom. É alimento o que está sendo pesado não se pesa qualquer coisa. Pesa-se neste caso trigo e cevada. O trigo e a cevada são alimentos e alimentos essenciais para o homem. Não se fala do peso de coisas insignificantes. Não se fala de pesar alimento de menor objetivo ou função. Não se trata de um alimento qualquer. São citados alimentos essenciais para a sobrevivência humana. Por isso trigo e cevada e não couve e chicória. As qualidades humanas pesadas do homem ímpio e pecador são qualidades essenciais para a existência. Não é qualquer coisa que é levada em consideração. Não é qualquer obra que o homem faça que lhe levará a uma determinação de sobrevivência. Não é uma obra específica. O texto não nos deixa entender aqui que tipo de obra está sendo “pesada”. O que temos certeza pelo texto é que são alimentos essenciais e indispensáveis à vida humana. Qual é o tipo de obra que deve ser aqui pesquisada para ser realizada, sinceramente não me preocupa nem um pouco. Porém eu não estou pensando nesta solução nem para mim nem para os que amo. Eu não quero viver a vida eterna na Terra. Eu não fui chamado para viver na Terra. Eu fui chamado para viver em Jerusalém Celestial e é para lá que eu vou, e é para lá que eu quero levar a todos os que me ouvirem. O que Deus me fala aqui é da necessidade que temos de entender que tipo de ser vai viver na Terra restaurada. O homem que após o julgamento de Deus ter demonstrado possuir qualidades que o habilitam para tal. Estamos falando da restauração de uma sociedade humana aonde as coisas essenciais do comportamento humano (trigo e cevada) serão preservadas numa sociedade restaurada junto com o planeta Terra.
   Outra coisa que nos chama a atenção é que o pagamento é sempre de um denário. Varia a quantidade do bem adquirido (uma medida de trigo, três medidas de cevada de acordo com o que ele representa no cômputo da necessidade social. Mas o pagamento é sempre o mesmo.
   O que então significa que o pagamento é sempre o mesmo. Ora é o mesmo que Jesus contou na parábola sobre a salvação a respeito dos trabalhadores que vieram para o trabalho nas diversas horas do dia mas que ao receberem pagamento o valor era o mesmo independente da hora em que começaram a trabalhar. Jesus contou esta parábola para nos dizer que para se ter salvação dependia não do meu tempo de conversão. Não dependia de quanto tempo eu trabalhei na execução da obra. Ou eu receberia o mesmo valor ou não receberia. O valor não variaria e por que? Porque não há meia salvação, 1/4 de salvação, ou está salvo ou não está! Aqui também o pagamento é sempre o mesmo, ou você o recebe ou não o recebe. Ou você vai viver na Terra nos tempos eternos ou não vai viver nela. Ou você vai viver na Terra para sempre ou você foi jogado no lago de fogo. Não há meio termo. Ou vive ou não. Vida ou Morte.
   É por isso que o Senhor Deus que no meio dos quatro seres viventes, isto é, no seu trono está declarando o valor de cada item pesado. O anjo do cavalo preto apenas traz as informações e leva as execuções. O julgamento? O julgamento pertence a Jesus.
   Para não haver dúvida sobre tudo o que aí está o texto nos diz no seu final: e não danifiques o azeite e o vinho.
   Ora a mesma voz que pesa está alertando, está lembrando ao anjo, e não danifiques o azeite e o vinho. Por que? Ora, porque o azeite nos fala da unção do Espírito Santo. O Senhor está lembrando ao anjo cuidado para não danificar; cuidado para não tocar; cuidado para não prejudicar àqueles que têm a unção de Deus (azeite), isto é, cuidado para não tocar nos ungidos de Deus, nos que tem o Espírito Santo em si. Daqueles que dão o fruto que Paulo fala em Gálatas 5.22. Parece que o Espírito Santo separou e capacitou para fazer uma obra para Deus. Unção significa cobertura espiritual específica dada por Deus ao servo a que chamou para executar cada obra. A unção não pode ser dada pelo homem, ela é privativa do Espírito Santo. Só àqueles a quem o Espírito imbuiu de uma obra específica recebem a unção; recebem o azeite. Como fala em linguagem figurada Jesus diz ao anjo não danifiques os meus ungidos na aplicação do seu julgamento. Lembremo-nos que lidar com os ungidos é função específica do anjo do cavalo branco. O vinho representa os salvos em Jesus. O vinho é o produto da videira e Jesus é a videira verdadeira, da qual o pai, é o agricultor. O vinho que nos fala aí é Jesus dizendo não danifiques aqueles que têm o meu nome. Não danifiques os que puseram suas esperanças em mim, não danifiques os que confessam o meu nome, não danifiques os que eu coloquei sob o meu cajado. Não danifiques os que eu já escolhi, não danifiques os que participam do meu sangue e comem do meu corpo com fé. Não danifiques os que eu já salvei. O vinho é o sangue de Jesus. Quem o recebeu são os que se apropriaram do sangue derramado na cruz. Os que recebem com fé no meu sangue , e o sangue é a vida da carne , tem pacto comigo e eu o ressuscitarei no último dia. É este o vinho a que o Senhor se refere. E Jesus é quem está determinando isto de entre os seres viventes, no seu trono. Glorificado será o nome de Jesus. Só ele merece ser exaltado. Não danifiques o azeite e o vinho porque eles são dados ao povo de Deus para a sua salvação e para a realização da obra pela Igreja, de restauração da terra e do homem.




21 comentários:

  1. Quando o Cordeiro abre o terceiro selo, João viu um cavalo preto. Se o cavalo branco, do primeiro selo, representava a pureza do evangelho que avançou vitorioso nos dias de Éfeso, o preto deve significar o contrário. Neste período houve a união da religião e o poder civil quando Constantino, em 313 a.D., oficializou o Cristianismo como religião do estado. Se o Cristianismo havia conquistado Roma, agora Roma conquista o Cristianismo. O espírito de comercialização e materialismo envolveu o cristianismo e várias doutrinas pagãs penetraram na igreja cristã. Foi um período de trevas morais, apostasia e erros doutrinários.

    O cavaleiro trazia em sua mão uma balança. A balança na Bíblia é um símbolo de julgamento (Jó 31:6; Daniel 5:27). Ao tempo do cavalo preto havia uma mensagem de advertência do juízo vindouro, onde cada alma será pesada, e se não se arrepender, será achada em falta. Aparece ainda uma voz dizendo: “Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário”. Um denário era o salario normal por um dia de trabalho. Com ele você poderia comprar uma medida de trigo (cerca de 650 gramas) ou três medidas de cevada (quase 2 kilos). A cevada era consumida apenas pelos mais pobres, um tipo de alimento bem inferior ao trigo.

    Em tempos normais, um denário comprava vinte e quatro medidas de cevada, mas aqui só se compram três, ou seja, estava havendo escassez de alimento. Isso representa fome espiritual, como nas palavras do profeta: “Disse-me ainda: Filho do homem, eis que eu tirarei o sustento de pão em Jerusalém; comerão o pão por peso e, com ansiedade, beberão a água por medida e com espanto” (Ezequiel 4:16).

    O trigo é símbolo do evangelho puro, da Palavra de Deus e do povo de Deus (Mateus 13:24-30; 37, 38, 43). A cevada se parece com o trigo, mas é um alimento bem inferior. Nos tempos de Roma servia para alimentar os pobres, ao passo que o trigo era o alimento dos nobres. A cevada (doutrinas parecidas, mas falsas), havia em abundância, mas o trigo (doutrina pura) estava em escassez. Então havia uma escolha a ser feita entre o trigo e a cevada. O indivíduo está com o salário do dia nas mãos e pode comprar uma medida de trigo ou três medidas de cevada. Cada um deve fazer sua escolha. O terceiro selo encontra seu paralelo com a igreja de Pérgamo, que estava sofrendo ataques com as doutrinas de Balaão e dos Nicolaítas.

    A voz ainda diz: “E não danifiques o azeite e o vinho”. O azeite é símbolo do Espírito Santo (Zacarias 4:2-6) e o vinho símbolo do sangue de Cristo (Mateus 26:27-29; 1 Coríntios 11:25). A despeito da fome espiritual, a obra do Espírito Santo em aplicar o sangue de Cristo aos corações sinceros deveria prosseguir. Este símbolo se estende ainda ao povo de Deus, que deveria ser protegido da corrupção e fome da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. QUE OREMOS MAIS SOBRE UM DERRAMAR DO AZEITE E DO VINHO AOS HOMENS DA TERRA. AMÉM.

    ResponderExcluir
  3. Totalmente ao contrario esse estudo , como pode o cavalo branco representar jesus , e em seguida vem o vermelho tirando a paz da terra ?.
    O texto se dercine por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cavalo branco representa o anti cristo. Com a falsa paz e inocencia que domina o mundo.
      No capitulo 19 de apocalipse versiculo 11 vai falar do cavaleiro branco, no qual representa Jesus

      Excluir
    2. O ANJO DO cavalo branco na o parece ser YAUSHA o nome verdadeiro do salvador. Porém esse estudo é muito interessante. Retenham o que é bom.

      Excluir
  4. Hummm. O anjo do cavalo branco do cap 6 nao é cristo, a companhia deste anjo logo se segue que sao:o cavalo vermelho "guerra", cavalo preto " fome", cavalo amarelo "morte e inferno", e isso nao é companhaia de cristo; tinha arco e sem flecha, isso é sem palavra, porque se fosse cristo teria espada de dois gumes que é a palavra; Foi dado corroa e saiu para vencer é permissao de Deus para ele ser um falso rei com engano, isso é, sem palavra de Deus(com engano) mas depois seguem outros cavalos: morte, gurrra, inferno. Da pra ver que é o anticristo que recebera governo e enganará o mundo por tres anos e meio dos sete anos que ele governará que é a ultima semana das 70 semanas de Daniel dividida em tres anos e meio e outros tres anos e meio e passados os primeiros tres anos e meio virá a o climax da ira de Deus num momento de morte, fome e guerra que virao como julgamento de israel por negar jesus cristo e para os gentios que nao se entregaram a cristo. Passados 7 anos o terço que ficar clamará a Deus e cristo virá e todo olho o verá, virá para israel como o Messias e para gentios como Rei e salvador.
    Continua...

    ResponderExcluir
  5. Hummm. O anjo do cavalo branco do cap 6 nao é cristo, a companhia deste anjo logo se segue que sao:o cavalo vermelho "guerra", cavalo preto " fome", cavalo amarelo "morte e inferno", e isso nao é companhaia de cristo; tinha arco e sem flecha, isso é sem palavra, porque se fosse cristo teria espada de dois gumes que é a palavra; Foi dado corroa e saiu para vencer é permissao de Deus para ele ser um falso rei com engano, isso é, sem palavra de Deus(com engano) mas depois seguem outros cavalos: morte, gurrra, inferno. Da pra ver que é o anticristo que recebera governo e enganará o mundo por tres anos e meio dos sete anos que ele governará que é a ultima semana das 70 semanas de Daniel dividida em tres anos e meio e outros tres anos e meio e passados os primeiros tres anos e meio virá a o climax da ira de Deus num momento de morte, fome e guerra que virao como julgamento de israel por negar jesus cristo e para os gentios que nao se entregaram a cristo. Passados 7 anos o terço que ficar clamará a Deus e cristo virá e todo olho o verá, virá para israel como o Messias e para gentios como Rei e salvador.
    Continua...

    ResponderExcluir
  6. O anjo do cavalo branco e o anticristo imitador de Jesus que veio para enganar...e trazer uma falsa paz ..

    ResponderExcluir
  7. Deus seja louvado! Obrigada meu Deus, porque preservaste os que não se dobraram a Baal.

    ResponderExcluir
  8. Deus=Zeus
    Senhor=baal
    Jesus=ie sus=isto é porco
    Fomos enganados pelo sistema religioso com falsas doutrinas,desde o concílio de Niceia que implantou a doutrina da trindade,que é um dogma católico,só existe um Altíssimo e seu verdadeiro nome é YAUH e o nome de seu filho é Yausha que contém o nome acima de todos os nomes YAU+sha que quer dizer YAUH salva,a igreja católica é a grande prostituta de Apocalipse 17 e as denominações támbem carregam toda a bagagem da zejabel(igreja católica),saíam delas enquanto é tempo,arrependem-se,e sejam emergidos no nome de Yausha,o batismo no nome da trindade não vale nada,tudo eresia da igreja católica daqueles romanos pagos,acorda igreja,o fim está próximo!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, por esse estudo bíblico

    ResponderExcluir