domingo, 12 de dezembro de 2010

Há esperança para quem está em Lo-Debar!



2 Samuel 9:1-13.
Havia ainda um jovem com um nome bem peculiar – Mefibosete -, que era filho de Jônatas e, provavelmente, estava na linhagem real. Fora nascido para ser príncipe, mas vivia no deserto. A Palavra de Deus diz que Mefibosete era aleijado de ambos os pés. 2 Sm 4.4 “Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés; era de idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando ela a fugir, ele caiu, e ficou mando. Seu nome era Mefibosete.” O Vale de Jezreel, era a planície onde se travou a batalha entre Israel e os Filisteus.
Como naquela época a medicina não era tão avançada, e havia pouco conhecimento de ortopedia, os ossos daquela criança cicatrizaram de forma errada, por isso seus pés cresceram deformados.
O nome “Mefibosete” em hebraico é composto por duas palavras; a primeira significa: “despedaçado”, e a segunda: “vergonha”. Creio que toda essa história, o ESPÍRITO SANTO escreveu para revelar nosso próprio estado decaído vergonhoso e vil. Assim é a expressão do nosso coração despedaçado pelo pecado, envergonhado diante de Deus e dos homens.
Em 2 Sm 9.8, Mefibosete ao chamar-se de "Cão morto", ele usa as palavras descritivas para lembrar que ele era uma criatura desprezível, vil e indigna O pecado transtorna tanto o ser humano que afinal o torna desprezível aos seus próprios olhos, formando uma auto-imagem negativa de si mesmo, incapaz de perceber que em Jesus Cristo ele se torna uma nova criatura.
O AMOR DE DEUS É INCONDICIONAL
No versículo 1 Davi faz menção de usar de benevolência baseado na Aliança de Amor que ele havia feito com Jônatas: “E DISSE Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?”; e num espaço de tempo entre os versículos 1 e 3 eu imagino que Davi tenha pensado, refletido, e chegado à conclusão de que ele conhecia o seu próprio coração, que era incapaz de amar a Mefibosete baseado no seu próprio amor, então no verso 3 ele recorre à outra expressão: “Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus?” Davi entende que seria incapaz de amar a Mefibosete baseado somente na Aliança que ele havia feito ao seu fiel amigo Jônatas, então ele recorre ao amor incondicional de Deus, que ele mesmo conhecia profundamente. Não há absolutamente nada em nós humanos pecadores que altere o amor incondicional de Deus. Não temos méritos algum, nada podemos fazer para Deus para que Ele nos ame.
SE ELE NÃO OBTIVER UMA REVELAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS!
1. Olhando para o versículo 1 do capítulo 9 de 2 Samuel, a frase "...para que lhe faça bem...", é o termo hebraico CHESED, traduzido por GRAÇA; é muito mais que um favor imerecido; a Graça só pode mesmo brotar do coração de Deus que tanto amou o homem pecador.
2. Quando ele indaga: "Há alguém..." - é um desejo incondicional, uma questão que flui graça, amor e misericórdia de Deus; O que levaria ao Rei Davi se interessar por alguém da linhagem antecessora do rei, se era comum que o novo rei desterrasse por completo a linhagem anterior do seu reino? Só o amor de Deus derramado em nossos corações nos leva às atitudes reais e tão sublimes como esta do Rei Davi.
Quais as realidades espirituais deste texto podem tirar como lições para nossas vidas hoje através de Davi e Mefibosete?
Davi – representa o Senhor Jesus Cristo que, por causa da Nova Aliança baseada no Seu sangue derramado na cruz do calvário, decidiu usar de bondade amor e Graça para conosco. Davi foi bondoso com Mefibosete, não porque o filho de Jônatas fosse merecedor de honras, deficiente físico que deveria gozar de algum privilégio social, ou bonzinho, mas apenas por causa da aliança firmada com o filho de Saul.
Mefibosete – representa o homem pecador, aleijado, deficiente físico e espiritual por causa do pecado. O homem fora criado por Deus para ser rei, mas vive na plebe, na miséria, com os pés quebrados, mas saiba: Deus é Misericordioso, e Suas Misericórdias são a causa de não sermos consumidos, pois Elas se renovam a cada manhã.
Hoje, Jesus, o nosso Rei, quer usar de bondade para conosco, não porque sejamos merecedores, porque não há nada que façamos nesta terra que nos faça serem merecedores de alguma Graça que vem de Deus, mas por causa da aliança firmada com o Sangue do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo vertido na cruz do calvário.
LO-DEBAR É DESERTO, É LUGAR DE FUGA!
Lo-Debar é um lugar seco e árido, inóspito, onde nada se planta e nada se colhe. Em deserto, lugar de areia e sol escaldante não adianta plantar nada mesmo. É um lugar de desolação, tédio, solidão, depressão, tristeza, é de fato um lugar de fuga. A situação fica pior quando lembramos que Mefibosete
fora criado para ser um príncipe, pois era da linhagem Real de Jônatas, filho do rei Saul, criado para morar num palácio e desfrutar do melhor da vida. Não fomos criados para nos contentar com uma vida árida, pois fomos criados para abundância e para dignidade. Não somos donos do mundo, mas somos filhos do dono! Diz um provérbio popular. Mas, quando cedemos espaço em nossas vidas para aquilo que está fora da vontade de Deus; quando o nosso caminhar está fora do padrão do Senhor, invariavelmente, vamos morar fugindo isolado em Lo-Debar, no deserto, quando deveríamos morar em Canaã, o lugar de delícias. Por detrás de um deserto sempre existem pés aleijados. É por isso que o casamento de muitos é Lo-Debar, o trabalho, a vida emocional, a vida financeira e a vida espiritual de tantas pessoas é Lo-Debar. Este é o lugar daqueles feridos, machucados, daqueles que vivem no anonimato por causa do nosso pecado. Este é um lugar onde mora alguém que já perdeu todas as esperanças!
Mas hoje tenho uma boa notícia para todos nós. O Rei Davi, veio buscar Mefibosete em Lo-Debar, para morar em Jerusalém a cidade do Grande Rei (v.5) Além disso, Davi restituiu tudo àquilo que, por direito de herança era de Mefibosete. (v.7)
O Rei dos Reis, Jesus Cristo, veio hoje ao nosso encontro em Lo-Debar, para nos levar para Jerusalém, a cidade do Grande do Rei, e também veio nos restituir tudo aquilo que perdemos ou que o inimigo nos tenha roubado. Ele quer usar de bondade para conosco e nos levar para Jerusalém, onde está o melhor de Deus – uma vida de abundância e prosperidade. Não merecemos nada, mas Deus que é o dono de todo ouro e toda prata, de todas as riquezas, quer nos dar tudo. Somos Co-Herdeiros com Jesus Cristo, pela Sua divina e abundante Graça.
SEIS SIGNIFICADOS ESPIRITUAIS DE SE ASSENTAR À MESA DO REI:
Mefibosete comeu pão assentado na mesa do rei Davi, como se fosse um dos filhos de Davi (V.11). Nós, porém, nos assentamos à mesa do Senhor, porque formos feitos de fato filhos do Rei. Há pelo menos seis significados espirituais pelo fato de assentarmos à mesa do Rei:
1. RECEBER HONRA REAL – Rostos tristes, deprimidos, deficientes físicos, não eram permitidos entrar na presença do Rei. Ester 4:2 diz ”e chegou ate a porta do rei, porque ninguém vestido de pano de saco podia entrar pelas portas do rei.” Veja também Neemias 2:2 “o rei me disse: por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração. Então temi sobremaneira”, sabe por que Neemias ficou amedrontado? Porque um servo com o rosto triste não era permitido entrar na presença do rei. Somente as pessoas nobres e honradas comem assentados na mesa do rei. Você pode fazer idéia do que isso representava para alguém que se via como um cachorro morto, como alguém que a si mesmo sentia desprezado, sentia-se um lixo? É tamanha a bondade do rei que é quase impossível de acreditar nesta possibilidade. Mas, pelo Seu infinito amor, Deus nos fez nobre em Jesus Cristo. Não somos mais cães mortos; somos filhos do Rei. Somos Co-Herdeiros do Reino, em Cristo.
2. DESFRUTAR DA COMUNHÃO DO REI – É ser chegado bem próximo do Senhor, é sentir o seu perfume, o pulsar de suas veias, o bater do seu coração, ouvir as coisas de perto, seus segredos, é desfrutar da abundância da sua provisão. É comer e beber do melhor. A Palavra de Deus diz em Isaias 1.18 “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” Qual o ser humano que não gosta, não se sente honrado de estar perto e ser amado e reconhecido por uma pessoa famosa? Quando aceitamos o convite de Jesus para cearmos com Ele, nós estamos assentados diante do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, não existe um Rei maior que o Senhor Jesus Cristo, e não existe um Reino mais rico e duradouro que o Dele. Mas, muitos recusam o maravilhoso convite da Graça. Querem continuar vivendo em Lo-Debar na pobreza e na miséria de vida material e espiritual. E atentemos também que a Mesa do Senhor é o lugar da nossa comunhão com outros irmãos, é na comunhão que o Senhor ordena a Sua Bênção. E veja como preciosa é esta comunhão, como nos ensina o salmista Davi, Salmos 133:1-3 “OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. 3 Como o
orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.”
3. OS PÉS ALEIJADOS SÃO ENCOBERTOS – a mesa simboliza a ação do sangue de Jesus na Nova Aliança. Pois quando estamos assentados à mesa, ninguém vê os pés uns dos outros? Assentados à mesa todos somos iguais, até mesmo o homem mais aleijado, o mais terrível pecador, e com os pés mais deformados, passa a ser saudável. Na mesa da Comunhão com Cristo e com os nossos irmãos podemos ver nitidamente como é bela a nossa comunhão com Deus e com os nossos irmãos baseado no sangue de Jesus que nos cobre e nos livra de nossas iniqüidades. Deus não quer olhar para os nossos pés tortos, pois Ele já fez a provisão completa pelo sangue de Jesus Cristo. Precisamos enfim, ter uma profunda revelação do significado da Mesa do Senhor. Não se trata de um pão e um pouco de vinho, mas a Mesa do Senhor aponta para o sacrifício vicário de Cristo, aponta a incomensurável Graça do Amor de Deus sendo alimento e bebida para nossa saúde espiritual. Ao olharmos para Mesa do Senhor, precisamos atentar para o significado do Pão inteiro que é o próprio Senhor Jesus Cristo, e o pão partido é a Sua Igreja. Assim, jamais os crentes devem se ausentar da mesa, não é isto que Paulo ensina em I Coríntios 11, mas Paulo fala para termos a revelação do Corpo Místico de Cristo, logo, deveremos então aproximarmos muito mais da Sua Mesa, onde está o suprimento, a cura das nossas enfermidades, a bebida, a Graça e o Amor de Deus sendo expostos ao nosso favor.
4. DIETA APROPRIADA FAZ MUDAR A IMAGEM DE SI MESMO– A Bíblia nos mostra que nós somos mudados pela nossa dieta. Aquilo que comemos, passa a fazer parte do nosso organismo, daí a dieta apropriada nos faz mudar a auto-imagem negativa que temos de nós mesmos, para alguém otimista, alegre, disposto. A Palavra de Deus nos ensina que contemplando o Senhor Jesus, somos transformados de Glória em glória, refletindo como por um espelho a imagem do Senhor Jesus. E na mesa do Rei os alimentos mais saudáveis, mais apropriados, os mais excelentes são servidos. Aqui está a maravilhosa obra do Senhor Jesus Cristo na cruz. Ele não apenas cobre os nossos pecados, mas nos liberta e nos cura quando comemos da Sua carne, que é a Palavra, e bebemos do seu sangue, que possuem todos os nutrientes de vitaminas e sais minerais mais completos. Comer diariamente à mesa do Rei é a maneira de Deus nos transformar e curar os nossos pés. Depois de tentarmos de tudo para nos curar e provarmos da angústia de um caminhar defeituoso e pecaminoso, só nos resta aceitar a Sua oferta de usar de bondade para conosco, nos levando de Lo-Debar para Jerusalém, onde podemos comer sempre do mais excelente alimento assentados à Sua mesa.
5. NA MESA DO SENHOR NÃO HÁ LUGAR PARA CRÍTICAS – O Rei Davi não chamou Mefibosete para dar-lhe uma ordem que ele não fosse plenamente capaz de cumprir. Ele também não chamou Mefibosete para criticar sua deficiência física, seu caminhar torto. Não o humilhou nem o rejeitou, mas se ofereceu para usar de bondade para com ele. O Rei não faz acepções de pessoas todas e quaisquer pessoas que recebem a Jesus como Senhor e Salvador são aceitos de maneiras iguais na Mesa do Senhor. Ali o pecador por mais vil que seja pode desfrutar da comunhão com Rei Jesus e também com os demais irmãos.
6. NO REINO NÃO HÁ LUGAR PARA OCIOSOS, TODOS SÃO ÚTEIS – Somos um reino de sacerdotes, todos nós somos ministros, esta idéia onde só o clero trabalha é fruto da religião sem Deus. Pois Deus sempre trabalhou e sempre trabalhará. Nós todos temos de ser participantes na obra de Deus. A religião criou um sistema onde só pastores têm de trabalhar, são assalariados, e os demais são meros expectadores assentados e limpando os bancos nos prédios de reuniões. Uns pagam e outros executam a obra! No verso 10 quer dizer que embora Davi fosse prover as necessidades básicas de Mefibosete, este seria responsável pela manutenção de sua própria família e de seus servos. Mesmo deficiente físico, pode ser útil no Reino. Aqui não há lugar para preguiçosos e expectadores. Aqui não há lugar para turistas espirituais.
Nestes dias o Rei tem nos enviado ÀS NAÇÕES, às cidades, aos centros, às vilas, aos becos, à convidar as pessoas para virem ao Seu Reino. Aqui há muitíssimos lugares para os excluídos, para os pobres, meretrizes, prostitutas, homossexuais, bêbados, pobres, ricos, de todos os povos e nações.
O Rei dos Reis, Jesus de Nazaré está te chamando: - “Venha do jeito que você está, venha pecador, aleijado, mancando, arrastando, mas venha; porque eu quero usar de bondade para com você”. A mesa já está posta, venha assentar-se já! É de Graça, não se cobra ingresso nem sacrifícios. Ele só está esperando você chegar para dar início à festa. “Eis que Eu estou à porta e bato, e se, alguém ouvir, e abrir a porta, Eu entrarei em seu coração, e
farei uma Festa” Ap. 3.20. Mesmo você estando em Lo-debar,Deus te ver,e Ele vai mandar um mensageiro para te dizer,”O Rei mandou te chamar,mesmo em tantas condições difíceis,mesmo em Lo-Debar,onde as esperanças já não existem,mesmo onde tudo está ao contrário;mas Deus te ver e te diz hoje é o dia de você sair de Lo-Debar.O que  chama mais atenção é que aquele que não queria que Mefibosete vivesse no palácio,aquele que queria tomar contas daquilo que era de Mefibosete,aquele que colocou tanto obstáculos para o rei não conhecer a Mefibosete,esse mesmo foi o portador da mensagem di vitoria para Mefibosete,aqueles que te desprezam,que te colocou em Lo-Debar,esse mesmo vai te chamar,por que é ordem do Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário